CV se moderniza no governo Lula e usa super drone avaliado em R$ 200 mil que consegue transportar armas e drogas entre as favelas
Investigações da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro apontam que traficantes ligados ao Comando Vermelho passaram a utilizar drones de grande porte para transportar armamentos e drogas entre comunidades dominadas pela facção. Segundo informações divulgadas por autoridades e veículos de imprensa, os equipamentos têm capacidade para carregar até 80 quilos e alcançar distâncias de até 12 quilômetros sem precisar pousar.
De acordo com as investigações, os drones utilizados pela facção seriam modelos originalmente desenvolvidos para uso agrícola e operações de carga. Cada equipamento pode custar mais de R$ 200 mil. Imagens captadas por aeronaves da Polícia Militar mostrariam integrantes da facção realizando treinamentos em áreas controladas pelo tráfico no Complexo do Alemão.
As autoridades afirmam que a nova tecnologia preocupa pela possibilidade de reduzir o risco de interceptação policial durante o transporte de drogas e armas entre diferentes regiões da cidade. O subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio, delegado Pablo Sartori, afirmou que o foco agora é impedir que a facção utilize os drones para ampliar a logística criminosa nas comunidades.
A revelação reacendeu o debate sobre o avanço tecnológico do crime organizado no Brasil e a crise de segurança pública no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, internautas cobraram medidas mais duras contra facções criminosas e criticaram o crescimento do poder bélico dos grupos ligados ao narcotráfico
