Maior livraria cristã da China é fechada após 21 anos de atuação

Publicado em: 10/11/2025 09:27
Fontes falam que fim das atividades está relacionado à repressão governamental

Pleno.News

(Imagem ilustrativa) Foto: Engin Akyurt/ Pexels

A maior livraria cristã privada da China, a Livraria Luz da Manhã (Morning Light Bookstore), que funcionava em Pequim, fechou suas portas no final de outubro enquanto o governo chinês segue aumentando a repressão contra instituições cristãs.

Antes do fechamento, a livraria iniciou uma liquidação de livros com descontos de até 70%. Moradores de Pequim e regiões próximas foram convidados a aproveitar os últimos dias de funcionamento.

2 Tornados também atingem Santa Catarina e deixam estragos
3 Confira sete polêmicas que já aconteceram na COP30
4 Trump promete 2 mil dólares a americanos com lucro do tarifaço
5 Trump pede investigação contra frigoríficos; JBS está incluída

De acordo com o China Aid, fontes locais afirmam que a decisão foi motivada pela pressão das autoridades, que há anos intensificam a fiscalização sobre atividades religiosas não controladas pelo Estado.

Fundada em 2004, a Beijing Morning Light Book and Culture Communication Co., Ltd. atuava como organização sem fins lucrativos voltada à promoção da literatura cristã e ao intercâmbio cultural com outros países. A livraria foi responsável por criar uma rede de mais de 200 estabelecimentos no país e organizar palestras e grupos de leitura sobre temas como família, casamento e espiritualidade.

Além da área editorial, a instituição também mantinha ações sociais, doando livros e criando bibliotecas em regiões carentes. Mesmo assim, a Livraria Luz da Manhã enfrentou diversas inspeções governamentais desde 2012. Em 2013, o vice-gerente Li Wenxi foi preso e condenado a dois anos de prisão sob acusação de “operações comerciais ilegais”.

Compartilhar

Faça um comentário