PF aponta Lulinha com esquema em contratos no governo do próprio pai

Publicado em: 21/08/2026 10:04
A Polícia Federal apontou que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mantinha uma “comunhão de interesses econômicos” com a lobista Roberta Luchsinger em negociações que buscavam contratos com o governo federal.
Segundo a investigação, Lulinha, Roberta e o empresário Fernando Bittar fariam parte de uma espécie de “sociedade oculta” relacionada a negócios envolvendo cannabis medicinal. A PF afirma que o grupo atuava na tentativa de viabilizar a comercialização de produtos e abrir portas dentro da administração pública, inclusive no Ministério da Saúde.
Os investigadores também apontaram Lulinha como possível “beneficiário indireto” da atuação da lobista. De acordo com a PF, os elementos levantados no inquérito indicariam que determinadas ações teriam ultrapassado “limites éticos e legais”, com suspeitas relacionadas a tráfico de influência e possível corrupção.
Apesar das tratativas identificadas pela investigação, as investidas relacionadas ao Ministério da Saúde não resultaram na assinatura de contrato formal com o governo.
A defesa de Lulinha contesta as acusações e afirma existir interesse político por trás do inquérito. O caso também enfrenta uma discussão sobre onde deverá tramitar: a Procuradoria-Geral da República pediu que a investigação deixe o Supremo Tribunal Federal e seja encaminhada à primeira instância, enquanto o ministro André Mendonça indicou entendimento diferente sobre a competência do STF.
As conclusões citadas pela PF fazem parte de uma investigação em andamento e não representam, por si só, condenação dos envolvidos.

Compartilhar

Faça um comentário