Pimenta Bueno é o 3º municipio da região norte na avicultura com 3.008.250 cabeças

Publicado em: 08/10/2026 11:40

A avicultura na Região Norte mostra uma forte concentração produtiva, com destaque impressionante para o estado do Pará e, em especial, para a Região Metropolitana de Belém e seus arredores. Dados do IBGE sobre os efetivos de galináceos revelam como o setor avícola se estruturou em polos estratégicos de produção e abastecimento regional.

No topo do ranking, Castanhal lidera de forma isolada com um efetivo de 4.850.000 cabeças. Logo em seguida, Santa Izabel do Pará consolida o segundo lugar com 4.200.000 unidades. A força paraense no setor amplia-se ainda mais com a presença de Benevides na 8ª posição (1.700.000 cabeças), além de outros municípios do nordeste paraense e do entorno metropolitano, como São Francisco do Pará (9º), Vigia (12º), Maracanã (15º), Santo Antônio do Tauá (17º) e Curuçá (20º).

Outros estados da região também registram importantes polos avícolas. Rondônia destaca-se com Pimenta Bueno na 3ª colocação (3.008.250 cabeças), além de Espigão D’Oeste (6º), Cacoal (7º) e Rolim de Moura (16º). No Tocantins, Darcinópolis ocupa a 4ª posição com 2.433.959 cabeças.

Nas grandes capitais e áreas metropolitanas do oeste amazónico, sobressaem-se Manaus na 5ª posição (2.403.710 cabeças), com o apoio dos polos vizinhos de Manacapuru (14º) e Iranduba (18º). Santarém (10º) e Belterra (11º) garantem a presença do oeste paraense, enquanto Boa Vista (13º) e Senador Guiomard (19º) representam a produção em Roraima e no Acre, respetivamente.

Essa concentração da avicultura próxima aos grandes centros consumidores reforça a logística de distribuição de ovos e carne de frango, impulsionando a economia agrícola e garantindo a segurança alimentar da Região Norte.

📲 Siga a nossa página para acompanhar tudo sobre a economia, o agronegócio e as transformações da Região Norte!

👇 Deixe nos comentários: sabia da força da avicultura na região metropolitana e no interior do seu estado?

#Avicultura #Agronegocio #Galinaceos #Castanhal #SantaIzabelDoPara #Manaus #PimentaBueno #Para #Rondonia #Amazonas #Tocantins #Roraima #Acre #EconomiaDoNorte #AmazoniaUrbana

Compartilhar

Faça um comentário