Presidente da OAB-RO leva à Câmara proposta contra golpe do falso advogado

Publicado em: 15/03/2026 22:41

Presidente da OAB-RO leva à Câmara proposta contra golpe do falso advogado

Proposta busca enfrentar uma prática criminosa que tem se multiplicado no país

Ascom OAB/RO
facebook sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
Presidente da OAB-RO leva à Câmara proposta contra golpe do falso advogadoO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Márcio Nogueira, esteve na Câmara dos Deputados na última terça-feira para entregar a parlamentares a nota técnica elaborada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil destinada a contribuir com o aperfeiçoamento do projeto de lei que cria mecanismos de combate ao chamado “golpe do falso advogado”, fraude que tem se espalhado pelo país e atingido milhares de cidadãos.

Durante a agenda em Brasília, Márcio Nogueira reuniu-se com o deputado responsável pela condução da matéria no Parlamento para apresentar os principais pontos da contribuição técnica da Ordem e discutir caminhos para fortalecer o texto legislativo.

O projeto deverá ser apreciado pelo plenário da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, o que torna o debate ainda mais relevante neste momento.

A proposta busca enfrentar uma prática criminosa que tem se multiplicado no país: criminosos utilizam informações reais de processos judiciais para se passar por advogados ou integrantes de escritórios e induzir vítimas a realizar pagamentos indevidos sob a falsa promessa de liberação de valores judiciais.

Segundo Márcio Nogueira, o problema exige uma resposta institucional firme e coordenada.

“Estamos diante de um crime que se aproveita da confiança das pessoas no sistema de justiça. Quando organizações criminosas exploram essa confiança, o dano ultrapassa o aspecto financeiro e atinge a própria credibilidade das instituições. Por isso, a advocacia brasileira está contribuindo tecnicamente para que o Congresso construa uma legislação capaz de proteger o cidadão e fortalecer o sistema de justiça”, afirmou.

A nota técnica entregue pelo presidente da OAB Rondônia integra o conjunto de contribuições apresentadas pela OAB Nacional ao Parlamento para aprimorar o projeto de lei e garantir instrumentos mais eficazes de prevenção, investigação e responsabilização criminal.

Para Márcio Nogueira, a atuação da Ordem nesse debate também representa a defesa da cidadania.

“A advocacia é essencial à administração da justiça. Proteger a advocacia significa também proteger o cidadão que confia no sistema de justiça.”

Nos últimos anos, o chamado golpe do falso advogado passou a ser registrado em diversos estados brasileiros, levando instituições do sistema de justiça e órgãos de segurança pública a reforçarem ações coordenadas de enfrentamento.

Com a votação prevista para a próxima quarta-feira, a expectativa é que o Congresso Nacional do Brasil avance na construção de um marco legal mais robusto para combater essa modalidade de fraude e ampliar a proteção aos cidadãos.

 

facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
email sharing button
print sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
telegram sharing button

Compartilhar

Faça um comentário